A indução da ovulação, conhecida também como coito programado, é uma técnica de baixa complexidade. Visa a indução da ovulação que consiste na utilização de medicações hormonais que atuam diretamente no ovário, estimulando-o a produzir óvulos capazes de serem fecundados.

O tratamento Indução da Ovulação é indicado:

Para homens que possui uma qualidade boa de espermatozoides.
Para mulheres que apresentam tubas pérvias sem obstrução.

O tratamento Indução a Ovulação tem a finalidade de:

Acompanhar o desenvolvimento ovular por meio do exame ultrassom.
Diagnosticar a maturidade dos óvulos, após isso, o casal será orientado sobre os melhores momentos para manter relações sexuais.

A quem se destina a Indução da Ovulação?

A gravidez por indução da ovulação pode ser atingida em casais que têm pequenas alterações que serão corrigidas com a orientação médica. Assim, pacientes que não produzem o folículo dominante, tem muco inadequado, não ovulam, tem produção deficiente de progesterona e podem ser medicadas e programar o dia da relação sexual para que a gravidez ocorra.

Quem pode fazer a indução da ovulação?

O tratamento é indicado para casais em que a mulher tem dificuldade para ovular, mas que possuem tubas uterinas e sêmen normais. Essas mulheres geralmente ficam de 40 dias a um ano sem menstruar, muitas por causa do ovário micropolicístico.

A primeira etapa do procedimento é o uso de medicamentos, ainda no começo do ciclo, para promover o crescimento de folículos nos ovários e aumentar a liberação deles para serem fertilizados.

Esses folículos serão monitorados até atingirem um determinado tamanho para receber nova medicação para maturar os óvulos e programar a ovulação.